quarta-feira, 26 de novembro de 2008

Notícia eco odontológica!!!

O Ibope em conjunto com o WWF Brasil entrevistou 2002 brasileiros, para avaliação de hábitos de consumo consciente.
Um dos tópicos da pesquisa mostrou que 87% dos entrevistados têm como hábito fechar a torneira enquanto escovam os dentes e só tornam a abrir para enxaguar a boca. É muito bacana ver que a preocupação com o meio ambiente está tão disseminada. Você tem feito a sua parte?
Eu tenho feito a minha!!!

Relação entre doenças sistêmicas x doenças bucal x higienização


Pneumonia

A boa higiene bucal pode prevenir a pneumonia nos pacientes de risco, pois na placa bacteriana (biofilme dental) pode existir patógenos (bactérias) respiratórios, que causam a pneumonia.

Gravidez

Os estudos mostram correlação entre periodontite e parto prematuro, logo o tratamento periodontal é recomendado para reduzir o risco de resultados adversos da gravidez

Quando não é feita a higiene bucal adequada, o risco da placa bacteriana provocar as doenças gengivais (gengivite e periodontite) é grande. Com a instalação dessas doenças, o número de bactérias aumenta muito e a partir da gengiva pode se proliferar pelo organismo e contaminar outras regiões. Os tecidos musculares são regiões que as bactérias tendem a se instalar e assim comprometer a eficiência muscular, causando incômodo durante a atividade física.

Só que vamos nos lembrar que o nosso coração também é um músculo e sob certas condições (presença de próteses valvulares, prolapso de válvula mitral), pode se tornar susceptível a contaminação. É a chamada endocardite bacteriana, cujas conseqüências podem ser muito mais danosas.
Logo, uma higiene oral eficiente pode prevenir desde pequenos incomôdos até problemas extremamente graves.

Odontologia e diagnóstico de distúrbios alimentares!

Você sabia que o cirurgião dentista pode ser o primeiro profissional a diagnosticar a bulimia e a anorexia (distúrbios alimentares que podem, nos casos mais severos até matar). O constante contato dos ácido ocasionados pelos vômitos forçados com a face interna dos dentes provocam um significativo desgaste, que pode ser facilmente visualizado pelo cirurgião dentista, que pode assim alertar paciente e pais para buscar tratamento especializado.

Cuidando dos dentes dos pequenos



Surgimento do dentes de leite:

Os dentes de leite surgem por volta do sexto mês, mas pode haver variações. Geralmente, a dentição do bebê completa-se na fase entre 2 e 3 anos da criança.

Sintomas durante a fase de erupção:

1)Aumento da salivação devido à maturação das glândulas salivares e à dificuldade que o bebê tem de engolir a saliva produzida;
2)Diarréia, causada pela contaminação através de objetos levados à boca pelo bebê e sucção do dedos;
3)Febre “baixa e passageira”, provocada por substâncias que regulam a temperatura corpórea, liberadas durante o rompimento da gengiva;
4)Irritação local provocada pela pressão dos dentes na gengiva (não requerendo medicação alguma).

Função dos mordedores:

Existem mordedores macios que contêm um gel no seu interior e que devem ser mantidos na geladeira. Esses mordedores, quando utilizados pelos bebês, aliviam a irritação da gengiva causada pela pressão dos dentes em erupção. Se eventualmente a irritação for grande, um anestésico tópico não irritante – aplicado 3 a 4 vezes por dia – também pode dar alívio temporário, desde que prescrito corretamente, já que ele pode ser tóxico, e sua absorção é rápida.

Escovação dos dentinhos do bebê?

É importante fazer a higienização mesmo antes da erupção dos primeiros dentinhos. Para tanto, pode ser usada uma dedeira ou gaze embebida em água filtrada que deve ser esfregada delicadamente na gengiva. Após a erupção dos primeiros dentinhos, uma escova apropriada com cerdas reduzidas e macias deve ser usada, principalmente após as refeições.

O bebê pode usar creme dental?


Quando erupcionam os primeiros dentinhos, pode-se utilizar escova de dentes somente molhada em água. Quando o bebê estiver com um maior número de dentes, o creme dental deve ser usado em pequena quantidade, o equivalente a um grão de ervilha ou até menos, visto que os bebês engolem cerca de 70% do creme durante a escovação; como o creme dental contém flúor, o excesso ingerido pode provocar fluorose, alterando a cor dos dentes.

E se o bebê não deixar escovar os dentes?

A mãe precisa ter paciência e tentar transformar a escovação em uma brincadeira divertida. Usar uma escova colorida ou cantar musiquinha acompanhando os movimentos da escova pode ajudar. É interessante que o bebê a veja escovando seus próprios dentes.

Que tipo de mamadeira usar para os bebês que não podem ser amamentados no peito?

Existem mamadeiras que possuem bicos muito semelhantes ao seio materno e garantem o bom posicionamento da língua durante o aleitamento. O furinho do bico deve ser estreito para forçar o bebê a sugar, o que estimula a musculatura e o crescimento da mandíbula. A posição em que o bebê toma sua mamadeira também é importante: ele deve estar inclinado e nunca completamente deitado.

A mamadeira e a chupeta podem alterar o posicionamento dos dentinhos do bebê?

Todo hábito quando prolongado prejudica o posicionamento da língua e a musculatura bucal. Deve ser planejado eliminar da rotina do bebê a chupeta e a mamadeira o mais cedo possível, até no máximo por volta dos três anos.

Antibióticos prejudicam a dentição?

Depende. Todo antibiótico ou medicamento, quando administrado, deve estar em dose adequada e sob supervisão médica e/ou odontológica.

Os bebês podem ter cárie?

Sim. O hábito de o bebê ser amamentado ou alimentado com mamadeiras com leite, chá ou qualquer líquido contendo açúcar ou mel durante o sono, principalmente à noite, pode provocar a cárie de mamadeira ou de aparecimento precoce. Se não houver higienização nesse período, esse tipo de cárie acomete os dentes rapidamente, pois, durante o sono, o fluxo salivar diminui. Os primeiros sinais da cárie de mamadeira constituem manchas brancas e opacas que muitas vezes passam desapercebidas pelos pais.

Quando deve ser a primeira consulta do bebê ao dentista?

A primeira consulta deve ser feita antes mesmo do aparecimento dos primeiros dentes. Uma consulta agradável, em um ambiente amistoso, ajudará o estabelecimento de um vínculo afetivo com o dentista; também é importante um programa de educação e medidas preventivas que evitem o aparecimento de cárie e doenças gengivais.