quarta-feira, 26 de novembro de 2008

Relação entre doenças sistêmicas x doenças bucal x higienização


Pneumonia

A boa higiene bucal pode prevenir a pneumonia nos pacientes de risco, pois na placa bacteriana (biofilme dental) pode existir patógenos (bactérias) respiratórios, que causam a pneumonia.

Gravidez

Os estudos mostram correlação entre periodontite e parto prematuro, logo o tratamento periodontal é recomendado para reduzir o risco de resultados adversos da gravidez

Quando não é feita a higiene bucal adequada, o risco da placa bacteriana provocar as doenças gengivais (gengivite e periodontite) é grande. Com a instalação dessas doenças, o número de bactérias aumenta muito e a partir da gengiva pode se proliferar pelo organismo e contaminar outras regiões. Os tecidos musculares são regiões que as bactérias tendem a se instalar e assim comprometer a eficiência muscular, causando incômodo durante a atividade física.

Só que vamos nos lembrar que o nosso coração também é um músculo e sob certas condições (presença de próteses valvulares, prolapso de válvula mitral), pode se tornar susceptível a contaminação. É a chamada endocardite bacteriana, cujas conseqüências podem ser muito mais danosas.
Logo, uma higiene oral eficiente pode prevenir desde pequenos incomôdos até problemas extremamente graves.

Nenhum comentário: