quarta-feira, 16 de julho de 2008

CLAREAMENTO DENTAL



O casamento está se aproximando, um encontro importante de negócio ou simplesmente deseja melhorar sua apresentação a partir de um sorriso mais branco. Seja qual for o motivo, dentes mais claros e bonitos, não são exclusividades de artistas de cinema e televisão. Hoje, há uma maior exigência pela aparência física e neste sentido o sorriso de uma pessoa é o cartão de visita, desempenhando uma influência marcante. Consciente disso, a odontologia vem desenvolvendo e aprimorando técnicas com o objetivo de proporcionar as pessoas recursos para satisfazer suas expectativas estéticas.

Existe dois tipos de clareamento dental: o realizado em consultório e o caseiro.
O clareamento é hoje um dos mais populares tratamentos estéticos da odontologia e ainda desperta muitas dúvidas.

Todas as pessoas podem ter seus dentes mais claros?
Todas as pessoas podem clarear seus dentes, porém as técnicas usadas irão variar de acordo com os fatores pertinentes a situação, tais como o motivo do escurecimento dentário, a expectativa do paciente e o tempo. Cabe ao cirurgião-dentista oferecer opções para satisfazer os anseios desta pessoa. Basicamente, para melhorarmos a cor de um ou mais dentes podemos lançar mão de uma ou mais técnicas, tais como o clareamento feito no consultório - com ou sem laser, o clareamento caseiro, às facetas de resina ou porcelana e as próteses. À opção pelo tipo de técnica a ser empregada partirá do cirurgião-dentista a partir de um minucioso exame clínico.

Posso fazer sozinho ou preciso ir ao dentista?
Nenhum tratamento clareador deve ser utilizado antes de um completo exame dos dentes envolvidos, incluindo radiografias, quando indicado; e um acurado diagnóstico estabelecido a respeito da etiologia do escurecimento. Isto só pode ser adequadamente feito por um profissional odontológico. O paciente não deve usar produtos vendidos na TV, supermercados ou farmácias.

O clareamento altera a cor das restaurações já existentes?
Não. Portanto o paciente deve estar consciente que, após o tratamento clareador, talvez tenha que trocar ou retocar as restaurações antigas: uma vez que as restaurações não sofrem à ação dos clareadores, parecerão mais escuras frentes aos dentes clareados, causando desarmonia estética.

O dente clareado pode escurecer novamente?
Sim. Mas nunca como era antes. Após 01 a 02 anos pode haver a necessidade de uma manutenção. A necessidade de manutenção variará a partir dos hábitos do paciente.

Quais as contra-indicações do clareamento?
Na verdade não existem contra-indicações. Na bibliografia científica, se recomenda evitar, apenas por precaução, o tratamento em gestantes, lactantes,pessoas com lesões orais importantes, pessoas com hipersensibilidade dentária e com retração gengival.

O clareamento acaba com o esmalte dos dentes? Os dentes ficam fracos?
Mito. Várias pesquisas já demonstraram que não ocorre nenhuma alteração significativa na superfície do esmalte com o clareamento, se o tratamento for corretamente indicado e conduzido.

Quem faz clareamento pode ficar com os dentes sensíveis, que doem quando a pessoa bebe algo gelado ou quente?
Verdade. Algumas pessoas podem apresentar hipersensibilidade nos dentes durante o clareamento, o que não significa que não podem fazer o clareamento. Algumas medidas poderão ser tomadas para evitar ou minimizar a hipersensibilidade durante o procedimento. Não é recomendável fazer durante o clareamento: Fumar durante o tratamento, tomar café, chá, sucos muito ácidos e refrigerantes como Coca-Cola em excesso, além de emprestar o produto para outras pessoas. O tratamento é personalizado.

Procure seu dentista para maiores informações.

Um comentário:

Anônimo disse...

Oi Dani!!!
Passando pra fazer uma visitinha e conhecer o blog!!
Muito esclarecedor!!!

Bjo