segunda-feira, 13 de julho de 2009

PRÓTESE PARCIAL REMOVÍVEL




A prótese parcial removível apresenta-se como uma alternativa para pacientes que apresentam perdas múltiplas dos elementos dentários. É uma prótese que permite a reposição dos dentes perdidos por meio de uma prótese retida a grampo ou encaixe.

A prótese parcial removível (PPR) vem proporcionar saúde ao paciente , quando promove a reabilitação das funções de mastigação, deglutição, estética e fonética, devendo ser cuidadosamente planejada para preservar as estruturas bucais remanescentes.

PRÓTESE TOTAL



Um dos recursos que se apresenta para reabilitar pacientes que apresentaram perda de todos os elementos dentários é a confecção de próteses totais.

O tratamento de pacientes totalmente desdentados com próteses totais é uma realidade comum na população adulta, principalmente para indivíduos idosos. Apesar da prioridade atual dada à odontologia preventiva e tratamento com próteses parciais, o sucesso integral do tratamento restaurador não é absoluto e, apesar do número de indivíduos totalmente desdentados ter diminuído sensivelmente nas últimas décadas, há ainda uma demanda efetiva por tratamento com dentaduras.

Placa para Clareamento



A alteração da cor natural do dente ocorre na dependência de inúmeros fatores extrínsecos e intrínsecos. As manchas extrínsecas podem ser causadas pela ingestão de alimentos com corantes, pelo uso excessivo do fumo, por acúmulo da placa bacteriana e utilização de alguns tipos de medicamentos. Sua remoção depende de uma boa higienização ou de profilaxia feita em consultório odontológico.

Já as alterações de origem intrínseca, podem ocorrer devido a uma série de fatores: alterações na formação do dente, doenças ocorridas na mãe durante a gestação, trauma dental, mortificação pulpar, acesso inadequado à câmara pulpar, má utilização de fármacos e de materiais de preenchimento, fluorose e envelhecimento dos dentes. A correção destas manchas é feita por meio de tratamento clareador e/ou estético.

Uma das técnicas utilizadas para o clareamento dental é a aquela em que o próprio paciente carrega com gel clareador uma placa individualizada para com supervisão do seu dentista e é por isso intitulada: Técnica caseira supervisionada.

Para a utilização desta técnica, é necessária a confecção de uma placa de clareamento individual para o paciente.

Após a confecção da placa, o cirurgião dentista observa a adaptação no consultório e orienta o paciente quanto ao uso do agente clareador.

PROTETOR BUCAL



Segundo dados da NATIONAL YOUTH SPORTS SAFETY FOUNDATION (NYSSF), uma entidade de pesquisa norte-americana dedicada aos estudos e à prevenção de traumas esportivos, todo atleta envolvido numa atividade esportiva de contato físico tem até 10% de chance, durante uma temporada, de sofrer uma lesão facial e de 33 a 56% de probabilidade de que uma lesão deste tipo ocorra em toda a sua carreira. O que significa, em números absolutos, que estas injúrias esportivas, são motivos de preocupação econômica para os clubes ou patrocinadores do atleta.

Ante tal realidade, clubes e seleções de vários países começam a se preocupar com a saúde bucal de seus atletas e passam a inserir nas comissões técnicas mais um profissional: o Cirurgião-Dentista, que é tão importante para o bom desempenho do atleta quanto o Médico, o Fisioterapeuta, o Nutricionista e o Massagista.

Uma das alternativas para reduzir os riscos de traumatismos dentários é uso de protetores bucais.