sábado, 17 de maio de 2008

A digestão começa pela boca


Cada dente tem uma função específica na mastigação e a ausência de apenas um dente pode causar prejuízo ao processo digestivo. Enquanto os incisivos e os caninos servem para cortar e dilacerar o alimento, os pré-molares e os molares trituram e moem. A pessoa que não mastiga direito engole pedaços maiores e mais difíceis de serem digeridos, sobrecarregando o estômago. Com o tempo, isso pode causar azia, refluxo, gastrite e outros problemas gastro-intestinais. O enfraquecimento dos dentes devido a traumas (acidentes) ou à perda óssea são fatores que agravam este quadro e acometem principalmente os idosos.

É comum o paciente tentar compensar a falta de um determinado grupo de dentes, forçando mais a mandíbula ou mastigando apenas de um lado, o que causa a chamada mordida torta. As conseqüências são dores de cabeça, dores musculares na região do pescoço e desgaste dos dentes. Em muitos casos, a melhor solução é optar pelo uso de próteses dentárias. Contudo, ela tem que ser de boa qualidade e bem ajustada à boca do paciente, do contrário pode comprometer a mastigação e agravar ainda mais o problema.

A pessoa que não possui todos os dentes em boas condições acaba evitando certos alimentos essenciais à saúde, como carne, verduras cruas e frutas, devido à dificuldade para mastigar. Isso limita a dieta aos alimentos moles ou pastosos como mingau, sopas ralas e legumes muito cozidos, causando deficiência de vitaminas e nutrientes. É importante incluir, no cardápio do dia-a-dia, pratos com couve-flor, brócolis (que ajuda a prevenir o câncer de estômago), cenoura e beterraba, ricas em vitamina A. Entre as frutas, não podem faltar pêra e maçã, que facilitam a digestão, e manga, uma boa fonte de fibras.

Isso sem falar no aspecto psicológico. Para o ser humano, comer é um ato social e é justamente na terceira idade que o convívio com os filhos e netos torna-se mais importante. É comum o paciente nessas condições evitar sair para jantar fora ou almoçar na casa de parentes por vergonha ou insegurança. Prazeres simples como saborear uma pipoca no cinema ou participar de um churrasco com os amigos acabam se transformando em momentos de tristeza e angústia.

Algumas soluções podem ajudar a reverter esse panorama. O primeiro passo é sempre a prevenção. Para manter a boa saúde bucal, uma boa higiene é indispensável. Deve-se escovar os dentes após cada refeição com uma escova macia e fazendo movimentos suaves para não machucar a gengiva. O fio dental é outro aliado poderoso e tem de ser utilizado sempre antes da escovação, para a retirada dos resíduos maiores.

Para os idosos ou aqueles indivíduos que perderam um ou mais dentes, o ideal é procurar o dentista que irá indicar a prótese mais adequada. Hoje em dia, não há motivos para a pessoa se esconder. A Odontologia oferece uma variedade enorme de opções, formatos e materiais diferentes, cada um adequado a uma situação específica.

As próteses removíveis, por exemplo, são muito convenientes pelo baixo custo de manutenção e facilidade de manuseio e limpeza. Neste caso, deve-se usar sempre um bom fixador, de preferência os que permitem ajuste perfeito à gengiva, a fim de evitar irritações e a entrada de alimentos.

sábado, 10 de maio de 2008

Cura imediata para dor de dente


Material odontotógico (e não odontológico) para arrancar dente em casa.

Obs: Crianças não faça isso em casa, deixe o dentista fazer no consultório...rs!!!

Dentista Gostosa


Como esse é um blog de família, não podia sair colocando foto de mulher pelada assim sem mais nem menos, mas esta dentista aí merece.

Obs: que minha namorada não veja essa post...uhauahuahauhauaa

Materiais Odontológicos High Tech

Espelho com iluminação, adapta-se a qualquer tipo de espelho e é a prova de água (pode ser feita esterilização a frio). A iluminação é feita por um led branco (laser), não emite calor e tem baixo consumo de energia:

Digitalizador de radiografias, adaptável a computadores ou televisão (RCA), bastante prático e rápido:

Aparelho de rx portátil, autonomia de 400 radiografias, sem fio e com conversor digital:


Preços? É só para quem pode, não é para quem quer.

sexta-feira, 9 de maio de 2008

As doenças da BOCA


Segundo a Organização Mundial da Saúde as principais doenças que acomete a boca são:
cárie dentária;
doenças gengivais e periodontais;
maloclusões;
lábio leporino e fendas palatinas;
câncer bucal;
fluorose.

Nas próximas publicações mais informações sobre essas doenças e muitas informações relevantes para a nossa saúde em geral.

AFTAS



São lesões brancas da mucosa oral (tecido de revestimento interno da boca), muito comuns e que incomodam muito.

AFTA ou "aphta vulgaris" é uma lesão vesiculosa da mucosa da boca, que ocorre habitualmente nas bochechas, lábios e língua; raramente no céu da boca e na gengiva. Elas podem aparecer individualmente ou em grupos e, geralmente é recidivante.
São bastante dolorosas, principalmente nos primeiros 3 a 5 dias. A lesão dura de 10 a 14 dias e a mucosa oral se recupera totalmente, não deixando cicatriz.

Etiologia desconhecida.

Qualquer lesão na mucosa bucal pode produzir afta, desde um arranhão causado pela escova de dentes, até queimaduras ou ferimentos causados por alimentos quentes ou muito ásperos, aparelhos ortodônticos, etc. Algumas pessoas evitam alimentos ácidos, tais como frutas cítricas (limão, laranja, tangerina, abacaxi, etc.), tomate, vinagre, molhos, etc., pois acreditam que estes alimentos desencadeiam o aparecimento das úlceras. Mulheres são duas vezes mais propensas a desenvolver aftas do que homens. O mesmo ocorre com pessoas cujos pais têm aftas habitualmente.

Tratamento: não há.
Algumas medidas podem ser tomadas para aliviar o desconforto, principalmente nos primeiros 3 ou 4 dias em que as lesões estão mais doloridas:

1) bochechos, 3 a 4 vezes ao dia, com 1 colher de sobremesa de água oxigenada 10 vol diluída em 1/2 copo de água morna.
2) bochechos, 3 a 4 vezes ao dia, com 1 colher de chá de sal e 1colher de chá de bicarbonato de sódio diluídas em 1/2 copo de água morna.
3) evitar alimentos ácidos. Não se tem notícia que vitaminas ou alimentos especiais possam ajudar, a não ser que haja uma deficiência específica. Embora o stress possa causar ou fazer eclodir aftas, medicamentos tranqüilizantes também são, aparentemente, de pouca ajuda.
4) evitar o uso de agentes cáusticos no local, pois, apesar de diminuir a dor, eles provocam a destruição do tecido, fazendo com que a úlcera se torne mais profunda e sujeita a infecções.

No caso de dor intensa, medicação analgésica por via oral pode ajudar.
Quem usa aparelhos ortodônticos pode ter aftas devido ao traumatismo constante. A aplicação de cera de uso odontológico no local responsável pelo traumatismo costuma ajudar. Se a causa do problema for prótese dentária, o dentista deverá ser consultado.
Nos casos prolongados (mais de 2 semanas), uma visita ao dentista é recomendada.

Tabagismo X Saúde Bucal


Doença periodontal instalada em fumante

Todos sabemos das inúmeras enfermidades sistêmicas relacionadas ao tabagismo, como doenças cardíacas, pulmonares e tumores. A saúde bucal sofre conseqüências indesejáveis também.

Há um risco aumentado para câncer de boca, doença periodontal, cárie e perdas dentárias.

Ao longo do tempo, percebeu-se que mesmo quando a qualidade da higiene é semelhante entre um grupo de fumantes e de não fumantes, nos fumantes encontraremos uma perda de inserção óssea e risco maior de doença periodontal, que acomete os tecidos de sustentação do dente (gengiva, osso alveolar e ligamento periodontal). Os fumantes estão mais propensos a infecções por bactérias periodontais e têm seu mecanismo de cicatrização prejudicada.

Além de tudo isso tem o lado estético, muito valorizado profissional e pessoalmente nos dias de hoje. Os dentes dos fumantes ficam impregnados de manchas que não saem com a escovação diária, sendo necessário a procura de um Cirurgião Dentista para removê-las. Restaurações estéticas com resina composta têm sua durabilidade diminuída devido ao escurecimento das mesmas pelo alcatrão e nicotina.

Que tal pensar nisso?

Um sorriso bonito e saudável aproxima as pessoas!