quinta-feira, 29 de julho de 2010

SAÚDE COMEÇA PELA BOCA.


Cuidar bem dos dentes e da saúde bucal traz inúmeras vantagens. Ter os dentes bonitos e bem cuidados pode influenciar em fatores que vão desde a auto-estima e relações interpessoais até a saúde de uma forma geral. A população é leiga quando o assunto é odontologia, não dando atenção necessária à saúde bucal. Uma pesquisa feita pelo Ministério da Saúde mostra que mais de 30 milhões de brasileiros não tem dentes. A boa noticia é que não é nada complicado cuidar da saúde bucal. Uma higienização básica diária já faz uma grande diferença. Alguns minutos para escovação, após todas as refeições, o uso do fio dental e o bochecho com um enxaguatório bucal já mudam muita coisa, e dão muito mais vida aos dentes além de melhorar a qualidade de vida.

Para manter a saúde bucal, não basta só cuidar da parte externa, a alimentação também influencia. O principal responsável pelas bactérias causadoras da placa bacteriana é o açúcar. Por isso, evite a ingestão de balas, chocolates e outros alimentos doces entre as refeições, dando preferência a essas guloseimas apenas na sobremesa. Os biscoitos, bolachas e bolos podem grudar nos dentes, tornando-os suscetíveis a cáries.
Os cuidados devem começar desde cedo. O leite materno é um alimento equilibrado e saudável que impede a criança de adquirir o hábito de ingerir leite artificial ou de outras origens, que possuem alto teor de açúcar. A mamadeira adoçada aumenta o risco de cáries, que é conhecida como a cárie de mamadeira. Com o passar do tempo à criança, acostumada à mamadeira, tende a recusar alimentos que exijam a mastigação. A amamentação é um preparo para esse estágio. Lembre-se de que, depois da amamentação, a mastigação correta terá a tarefa de exercitar ossos e músculos e desenvolver a face, mastigar de forma incorreta pode acarretar problemas estomacais e obesidade, entre outros.

Existem alimentos que não provocam cáries, sendo eles os vegetais, as frutas, as proteínas, entre outros, que são importantes para a manutenção de saúde geral e oral. Uma dieta saudável deve conter ainda vitaminas, sais minerais e fibras presentes no arroz, no feijão, no peixe, no leite e nos ovos, imprescindíveis para o bom andamento de nosso organismo. A falta de vitamina C, por exemplo, pode gerar deficiências nutricionais e acarretar inflamação e sangramento gengival.
Existem, ainda, alimentos considerados detergentes, ou seja, que tem o poder de eliminar, durante a sua mastigação, resíduos alimentares retidos na superfície dental. Entre eles podemos citar a maçã, a laranja, a pêra e a cenoura. Para promover a auto-limpeza é necessário um maior tempo de mastigação, devido ao atrito com o dente, que favorece a higiene bucal.

Durante a gravidez, as futuras mamães precisam, ter cuidados especiais. Estudos apontam que muitas acabam descuidando da higiene bucal por conta dos enjôos. Além disso, o principal cuidado é a manutenção diária de uma boa higiene oral e de uma dieta adequada. É comprovado que a gengivite e a periodontite (inflamações gengivais) estão associadas a riscos durante a gravidez, principalmente por favorecerem o acontecimento de partos prematuros.

Então lembre-se, só depende de você para ter uma saúde bucal saudável, procure um cirurgião dentista ao menos uma vez ao ano. Previna-se.